21 de maio, 2024

Notícias

Home » Geral » Micro, pequenas e médias empresas apostam em IA para impulsionar seus negócios

Micro, pequenas e médias empresas apostam em IA para impulsionar seus negócios

Bianca Alvarenga

Seja na automação de processos, análise de dados ou melhoria da experiência do cliente, a Inteligência Artificial (IA) mudou a forma como as empresas operam e se destacam em um mercado cada vez mais competitivo. Não à toa, líderes de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de diversos setores da economia passaram a olhar com mais atenção para tecnologias de IA.

Um recente estudo da Microsoft traçou um panorama de como as MPMEs estão vivendo as transformações digitais e qual papel a IA está desempenhando em seus negócios. Para 74% dos entrevistados afirmaram que estão usando a IA sempre ou muitas vezes, sendo que 90% delas busca adotar essa tecnologia atualmente.

O universo da IA está mais em evidência do que nunca, e os dados mais recentes do levantamento anual, agora em sua 4ª edição, confirmam isso. Este ano, o foco foi direcionado para as tendências, desafios e oportunidades dessa área em constante evolução. Os resultados são claros: a IA é a grande tendência em tecnologia do momento, com um impacto em empresas de todos os tamanhos.

No geral, as MPMEs estão progredindo bastante em seu no uso – 59% disseram que avançaram na adoção da tecnologia, proporção maior em empresas do ramo de tecnologia, como as de telecomunicações, que se destacaram neste indicador com 85% respondendo que progrediram “bastante” ou “muito” na adoção de IA.

Quando a comparação é entre as empresas que são “nativas digitais” e “não nativas digitais”, o progresso na adoção de IA é ainda maior, 84% das nativas digitais afirmaram que já estão usando a tecnologia. Nesta comparação, 78% dos líderes das empresas nativas digitais disseram que têm a inteligência artificial como prioridade na empresa, contra 53% das não nativas digitais.

Investimentos

Em relação aos investimentos, 47% das empresas disseram que estão investindo em IA, em 2022 essa porcentagem era de apenas 27%. Em 2023, a inteligência artificial perdeu apenas para as tecnologias de armazenamento de nuvem, que recebeu investimento de 56% das MPMEs, contra 45% do ano anterior.

“Para que as empresas possam aproveitar os benefícios da IA, é necessário que suas aplicações estejam na nuvem, como mostram os dados na priorização desses investimentos. Além disso, ainda que algumas empresas já usassem IA, a tecnologia estava aplicada para questões específicas, como atendimento ao cliente, por exemplo. Agora, com a IA generativa, e o lançamento do Copilot solução de IA generativa focada em liberar a criatividade, desbloquear a produtividade e aprimorar as habilidades das pessoas, que está presente nos aplicativos do Microsoft 365 como Teams, Outlook, Word, existe um leque de novas oportunidades para otimização, apoio à produtividade e criatividade que podem ser exploradas pelas organizações.”, afirma Andrea Cerqueira, Vice-Presidente de Vendas na Microsoft Brasil.

No geral, 89% dos líderes e 78% dos funcionários estão otimistas e veem um impacto positivo da IA nos negócios e no seu trabalho. Neste contexto, 84% das empresas estão incentivando os funcionários a usarem IA. Para quase metade das empresas (47%) a aquisição e adoção de tecnologias é uma prioridade quando se trata de inteligência artificial, já 40% também buscam desenvolvimento de soluções próprias e a otimização de dados para inteligência comercial.

Onde e Como as MPMEs aplicam IA?

As principais motivações das empresas em investir em IA foram:

  •     Melhorar a experiência do cliente (61%)
  •     Ganho de eficiência, produtividade e agilidade (54%)
  •     Garantir a continuidade do negócio (46%)

A maioria das empresas pesquisadas disseram usar IA como assistentes virtuais para atendimento ao cliente (69%). A segunda forma de aplicação mais comum da IA para empresas desse segmento, segundo a pesquisa, é como uma ferramenta para agilizar o trabalho (64%) e 43% já estão usando para gerar conteúdo de textos ou imagens.

Custo-benefício

Entre as empresas que já usam IA, os principais benefícios percebidos foram o ganho de eficiência e produtividade, melhoria no atendimento ao cliente e redução de custos.

  •     41% das empresas disseram usar inteligência artificialpara desenvolver novos produtos, 33% usam dados na tomada de decisão
  •     31% para reduzir erros humanos.

Nestas empresas que aderiram à IA, houve também a percepção de 91% de melhora na qualidade do trabalho, além de 90% na satisfação do cliente e 88% na motivação e engajamento de funcionários.

“As tecnologias de inteligência artificial evoluíram para trazer mais qualidade de vida para os trabalhadores. Este estudo mostra que, para 77% da MPMEs, o uso de IA fez com que os funcionários se concentrassem em trabalhos mais criativos e relevantes. “Esse dado vai ao encontro da visão da Microsoft para a inteligência artificial, que vê a tecnologia como Copiloto do dia a dia de trabalho, reduzindo o tempo gasto com tarefas morosas e repetitivas”, explica Andrea.

Capacitação de Pessoas

Em relação à qualificação da força de trabalho, ao serem questionadas sobre quais as prioridades de investimentos em IA relacionadas a recursos humanos:

  •     49% disseram   investir na atração de talentos externos com habilidades de inteligência artificial;
  •     37% investem em treinamentos do quadro atual de funcionários
  •     Apenas 7% estão fazendo os dois ao mesmo tempo

Para Andrea Cerqueira o principal ponto que as MPMEs precisam estar atentas é no fator humano. “A IA é um assistente do trabalho e que amplia a produtividade dos funcionários. Mas, como todas as novas ferramentas, é necessário aprender a utilizar essa tecnologia. Seja qual for a função, a curto e médio prazo, todas as pessoas de todos os setores vão precisar aprender a dominar essa tecnologia, por isso a capacitação e qualificação da força de trabalho devem ser incluídas nas estratégias de aquisição da solução.”

O estudo entrevistou 300 pessoas do Brasil, sendo a maioria gestores de empresas com até 250 funcionários e de diversos setores da economia.

https://consumidormoderno.com.br/micro-pequenas-medias-empresas-apostam-ia-impulsionar-seus-negocios

 

Comentários