19 de maio, 2024

Notícias

Home » Varejo » Rede estuda novos formatos

Rede estuda novos formatos

Em 2023, a Coop pretende expandir seus negócios de supermercado, atacarejo e drogaria. Serão abertos 3 supermercados no Grande ABC e 10 drogarias distribuídas pelo estado de São Paulo. Lançada em julho de 2022, a bandeira Meu Atacarejo ganhará sua segunda unidade, a partir da conversão de um supermercado no interior. “Estamos estudando formatos de proximidade e estamos muito próximos de termos nossos primeiros pilotos de lojas de condomínio, no conceito honest market”, revela Pedro Mattos, diretor geral da Coop. Segundo o executivo, o piloto no formato honest market deve estrear em alguns meses, em um condomínio do ABC Paulista. Com a expansão, a rede prevê fechar 2023 com crescimento de 3%.

Expansão em 2022
No ano passado, a Coop investiu R$ 141,5 milhões em melhorias operacionais e na revitalização das unidades. Além da inauguração do atacarejo, localizado em São José dos Campos, foram quatro novas drogarias, sendo uma unidade-conceito. A varejista também internalizou as operações do centro de distribuição, implantou uma nova arquitetura de sistemas e desenvolveu novas plataformas de e-commerce para os supermercados e as drogarias. “Desde 2019, nosso comércio eletrônico cresceu quase 100 vezes em número de pedidos atendidos/ano, sendo que nos últimos dois anos crescemos mais de 1.000”, destaca Pedro. Entre outubro de 2023 e de 2024, a meta é que o e-commerce atinja maturidade equivalente ao faturamento de uma loja física, com participação de cerca de 3%.

Mudanças no Negócio
A Coop faturou R$ 2,8 bilhões em 2022, sendo o negócio de supermercado responsável por 76,6% do valor, drogaria por 19,4%, atacarejo, 2,8%, e postos de combustíveis, 1,2%. Hoje, a rede opera 107 unidades, sendo 30 supermercados, 73 drogarias, 3 postos de combustíveis e 1 atacarejo. “Fechamos drogarias que estavam fora do ponto de equilíbrio do negócio por estarem longe dos centros de distribuição e em unidades do antigo Big, onde o fluxo de clientes não era suficiente.” A Coop também descontinuará o negócio de postos de combustíveis, que seguirão em funcionamento nas unidades, mas sob outra gestão. Com 139 mil novas associações em 2022, a rede ultrapassou 1 milhão de cooperados.

https://www.gironews.com/supermercado/rede-estuda-novos-formatos-71362/

 

Comentários