07 de maio, 2024

Notícias

Home » Varejo » Atacadão é condenado por gordofobia contra funcionário

Atacadão é condenado por gordofobia contra funcionário

Caroline Saiter

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a rede de supermercados Atacadão por prática discriminatória de gordofobia. O tribunal também determinou a reintegração de um funcionário demitido e o pagamento dos salários dos últimos seis anos.

O trabalhador foi demitido em 2017 sob a justificativa de que, com o excesso de peso, não estaria mais conseguindo lidar com suas funções e “não servia” mais à empresa. O funcionário relatou que, devido ao excesso de peso, os problemas de saúde começaram em 2015, quando precisou se afastar por indicação médica.

Após esse período, o trabalhador disse que passou a ser discriminado e segregado. Segundo ele, na demissão, o gerente o informou que o motivo do desligamento era sua saúde, seu estado físico e seu peso. Ele trabalhava há 12 anos na mesma empresa.

Com a derrota nas instâncias inferiores, o profissional e seu advogado recorreram ao TST. No julgamento, a ministra destacou que a obesidade mórbida pode desencadear outras doenças e que as pessoas obesas enfrentam um grave estigma social.Segundo Mallmann, o estereótipo criado em torno da doença é de que “indivíduos com obesidade são preguiçosos e, portanto, menos produtivos, indisciplinados e incapazes”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/atacadao-e-condenado-por-gordofobia-contra-funcionario/

Comentários


Deprecated: O arquivo Tema sem comments.php está obsoleto desde a versão 3.0.0 sem nenhuma alternativa disponível. Inclua um modelo comments.php em seu tema. in /home/sinco580/public_html/wp-includes/functions.php on line 6081

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *