A St Marché fechou parceria com a plataforma Infineat, uma “filantech” (startup focada no terceiro setor) que faz a ponte entre varejistas com alimentos próprios para consumo e que podem ser doados e as organizações que deles necessitam.
De acordo com Alexandre Vasserman, CEO e fundador da startup, o desperdício de alimentos é um problema global e gigantesco. “Nossa ideia sempre foi encontrar uma solução tecnológica para diminuir esse desperdício, e percebemos que as empresas também precisavam de ajuda para fazer essa gestão”, afirma.
A Infineat se propõe a fazer essa governança, instalando nas lojas de seus clientes um espaço com caixas para coleta dos produtos já selecionados, separados e armazenados corretamente. A plataforma também computa todos os dados relativos aos tipos de alimentos, datas de validade e destinação e oferece essa análise para as empresas.
De acordo com o executivo, os funcionários são treinados para manusear os produtos adequadamente, separá-los e armazená-los, e a startup fica responsável por localizar as instituições mais próximas da loja para a coleta. O transporte dos alimentos é de responsabilidade das instituições beneficiadas.
A rede St Marché é um dos 15 clientes da Infineat, que já opera em quatro Estados: São Paulo, Bahia, Sergipe e Ceará. Segundo Vasserman, em dois anos de operação já são quase cem instituições cadastradas para receber as doações, das quais metade é atendida rotineiramente. Até o fim de 2022, a Infineat redirecionou 1.060 toneladas de produtos, que se transformaram em 2,1 milhões de refeições servidas. Além da St Marché, a empresa tem outros 14 clientes, entre eles a Unilever e o grupo varejista Cencosud.
Comentários