18 de maio, 2024

Notícias

Home » Varejo » Startup implementa pagamento por reconhecimento facial em rede de supermercados St Marche

Startup implementa pagamento por reconhecimento facial em rede de supermercados St Marche

A startup de tecnologia para meios de pagamentos Payface se uniu à rede de supermercados St Marche, permitindo agora que clientes possam realizar suas compras e pagarem por meio do reconhecimento facial. O projeto piloto atingirá 40 pontos de venda do supermercado em São Paulo e será implementado nas unidades dos bairros Rebouças, Itaim, Brooklin, Moema Pavão e Moema Jauaperi.

O projeto com o St Marche faz parte do programa global da Mastercard para meios de pagamento com biometria, o Biometric Checkout, um conjunto de padrões de pagamentos que irá permitir que bancos, varejistas e provedores de tecnologia garantam a privacidade de dados pessoais ao oferecerem meios disruptivos de pagamento por biometria sem toque, como o reconhecimento facial.

Segundo Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface, o projeto demonstra o potencial do segmento de biometria e do mercado brasileiro na transformação de comportamento em relação às novas tecnologias. “Nosso compromisso é trazer inovação para locais que fazem parte do dia a dia das pessoas. Ter isso facilitado por meio de parcerias com players consolidados, como a Mastercard e o St Marche, é essencial para o nosso trabalho. Não podíamos estar mais felizes com este novo projeto”, diz Isoppo.

Usando apenas o rosto, o consumidor poderá se identificar no programa de fidelidade do St Marche, Você Marche, para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e, na hora do pagamento, fazer suas compras sem precisar estar portando o cartão ou seu próprio celular.

Segundo Bernardo Ouro Preto, CEO e fundador do St Marche o supermercado tem o perfil ideal para implementação da tecnologia. “A participação é aderente a nossa estratégia de negócio, já que somos uma das principais redes varejistas de alimentos focada nas características inerentes do projeto — inovação, praticidade e exclusividade. A gente quer ser líder em retail tech”, afirma Ouro Preto. “O pagamento com o rosto permitirá que a modernização dentro das nossas lojas vá além dos produtos oferecidos, trazendo a melhor experiência para os clientes também no momento de checkout”, completa.

Para começar a se identificar e a pagar por reconhecimento facial, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e formas de pagamento. No momento em que for fazer suas compras, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto no início do processo de checkout. Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente. Todo o processamento é feito sem necessidade do cliente estar portando o seu cartão ou qualquer outro acessório.

Comentários