O setor supermercadista apresentou faturamento de R$ 695,7 bilhões em 2022. O resultado representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e considera todos os formatos e canais de distribuição. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) durante o Smart Market ABRAS 2023, evento que reúne as lideranças do varejo até esta terça-feira (18/04), no Expo Transamérica, em São Paulo.
A pesquisa, que é desenvolvida pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a NielsenIQ, integra a 46ª edição do Ranking ABRAS 2023, que monitora o desempenho e as principais movimentações das empresas do setor. Os números correspondem a um grupo de 1.247 empresas supermercadistas, com faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões.
Geração de empregos
O estudo apontou que o setor foi responsável pela contratação de 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos. A abertura de unidades também cresceu: 94.706 lojas foram inauguradas em 2022, ante 92.588 em 2021. Os espaços atendem cerca de 28 milhões de consumidores diariamente, agregando um total de 245,4 mil check-outs.
“Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que reforça ainda mais a grandeza de nossa atuação e o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os consumidores que passam em nossas lojas diariamente”, celebra João Galassi, presidente da ABRAS.
O Carrefour lidera pela sétima vez o Ranking ABRAS, movimentando R$ 108,1 bilhões em 2022. O Assaí Atacadista figurou em segundo lugar, com faturamento de R$ 59,7 bilhões. O Grupo Mateus subiu de posição no ranking e ficou em terceiro, tendo apurado R$ 24,6 bilhões no período.
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