15 de julho, 2024

Notícias

Home » Geral » Tudo sobre o Sesc: o que tem pra fazer, quem pode frequentar, quanto custa?

Tudo sobre o Sesc: o que tem pra fazer, quem pode frequentar, quanto custa?

O Sesc tem tantos espaços, programações, serviços e unidades, que até quem conhece bem acha difícil explicar o que tem aqui. Afinal, tem piscina e também dentista. Tem vários tipos de quadras teatros, além de áreas verdes, bibliotecas e cursos – da marcenaria à clube de corrida! Tem também as Comedorias recheadas de delícias. Dá pra passar um dia todinho sem parar um instante, ou simplesmente vir para curtir o ócio, descansar em um lugar confortável e acolhedor, que está sempre de braços abertos para todas as pessoas.

Pois é, as 42 unidades do Sesc distribuídas pelo estado de São Paulo oferecem uma infinidade de espaços e atividades para os mais diversos gostos e idades – do show ao treino de basquete, dos bebês aos idosos!

Quer uma ajudinha para se encontrar nesse universo? Aqui é seu lugar! Reunimos curiosidades que você precisa saber sobre o Sesc SP e montamos um guia rápido para todo mundo poder aproveitar o melhor das unidades – do interior ao litoral. Vem com a gente e espalhe a informação para os amigos!

Quem pode frequentar o Sesc?

Todas as pessoas! O Sesc é aberto a toda a população, tendo a Credencial Plena ou não. O acesso às unidades é gratuito e todo mundo é bem-vindo! Apenas algumas atividades são restritas a quem tem a Credencial Plena, como o tratamento odontológico e acesso às piscinas.

O que é a Credencial Plena? Como fazer a minha?

Também conhecida como carteirinha, ela garante acesso e descontos em vários serviços e ingressos do Sesc. Quem têm vínculo empregatício com empresas privadas do comércio, serviços e turismo pode se credenciar no Sesc e também incluir dependentes. Saiba tudo sobre a Credencial aqui.

Por que só trabalhadores registrados do comércio de bens, serviços e turismo têm direito à Credencial Plena do Sesc?

Desde sua origem, em 1946, o Sesc foi criado pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os trabalhadores desses setores e suas famílias. A organização privada é mantida até hoje pelos empresários desses setores, que contribuem a partir da folha de pagamento de seus funcionários. Diversos outros setores possuem também formas de incentivar o bem-estar de seus funcionários.

O que tem nas unidades do Sesc SP?

Cada unidade tem sua peculiaridade e gama de serviços. Mas a maioria delas são grandes polos que reúnem lazer, esporte, cultura, alimentação e saúde num só endereço. Lá no início a gente disse que dá pra passar um dia inteirinho no Sesc sem parar um instante e é verdade. Por exemplo, você pode chegar de manhã cedo, treinar na Ginástica Multifuncional, fazer uma aula de práticas aquáticas na piscina, almoçar na Comedoria, ler um livro ou revista na Biblioteca, participar de um curso de bordado no Espaço de Tecnologias e Artes, fazer um lanchinho saudável, e finalizar o dia curtindo um show ou espetáculo de teatro. Ufa! E ainda sobrou bastante coisa pra experimentar no dia seguinte, viu!

Ao todo são 42 unidades em operação no estado de São Paulo, com presença em diversas regiões da capital e Grande São Paulo e distribuídas pelo interior e litoral. Algumas delas são especializadas, como o CineSesc, uma premiada sala de cinema na capital, e o Centro de Pesquisa e Formação (CPF), focado em oferecer cursos e salas de estudos. O jeito mais fácil de descobrir o que tem em uma unidade é consultar o site sescsp.org.br e escolher seu local de interesse.

E quanto custa tudo isso?

A entrada nas unidades é sempre gratuita. Algumas unidades têm estacionamentos pagos – consulte o portal para saber. Tanto no valor do estacionamento, quanto no almoço, nos cursos e nos ingressos para shows e espetáculos, há desconto para quem tem a Credencial Plena. Além disso, o Sesc busca praticar valores acessíveis para toda a população e grande parte das atividades são gratuitas, como shows abertos, aulas esportivas, oficinas, intervenções artísticas e programas como o Curumim, destinado a crianças; o Juventudes, para adolescentes e jovens, e o Trabalho Social com Pessoa Idosa.
Vamos à prática? Veja como aproveitar:

Piscinas: para usar as piscinas do Sesc, além de ter a Credencial Plena, é preciso ter o Exame Dermatológico em dia. Você pode fazê-lo nas unidades da rede e ele fica válido em todo o estado por 6 meses.  Saiba mais aqui.

Shows e espetáculos: todas as unidades oferecem programação de shows e espetáculos gratuitos e abertos. Para os shows pagos, a venda de ingressos costuma abrir on-line na terça-feira da semana anterior do evento, a partir das 17h, e no dia seguinte há venda presencial nas unidades. Os ingressos para qualquer show são vendidos em toda a rede Sesc simultaneamente e quem tem a Credencial Plena paga um terço do valor do ingresso. Consulte aqui a programação: shows | espetáculos | para crianças

Restaurantes: em nossas Comedorias com Restaurante, você compra presencialmente a refeição para o próprio dia de consumo a partir da abertura da unidade onde deseja almoçar, conforme disponibilidade de horário. A Credencial Plena garante desconto na refeição. Saiba mais sobre as Comedorias aqui.

Cursos físico-esportivos: são diversos os cursos oferecidos pelas unidades, como a Ginástica Multifuncional (que vai além do treino de academia), as Práticas Aquáticas (que além de natação, incluem outras práticas, como o surfe e caiaque), o Movimento Consciente (práticas de consciência corporal integradas à respiração) e as modalidades do Programa Sesc de Esportes, cursos esportivos para todas as idades. Quem tem Credencial Plena tem preferência nas inscrições e desconto na mensalidade. Novas vagas são liberadas no aplicativo Credencial Sesc SP e na Central de Relacionamento Digital sempre na primeira e terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 14h. Saiba mais aqui.

Tratamento Odontológico: é destinado a quem possui a Credencial Plena e tem valores subsidiados pelo Sesc. Para acessá-lo, é necessário realizar inscrição prévia que acontece uma vez por ano. O Sesc possui uma Política de Acesso ao Tratamento Odontológico vigente desde 2015, que prioriza aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. Saiba mais aqui.
Espaços para brincar: destinados às crianças de 0 a 6 anos e seus adultos de referência, diversos espaços brincantes nas unidades favorecem a convivência lúdica entre as crianças e seus responsáveis, aproximando a descoberta do brincar. Saiba mais aqui.

Espaços de Tecnologias e Artes: conhecidas pela sigla ETA, são salas equipadas para acolher cursos, oficinas e palestras de diversas áreas e linguagens, sempre junto de uma equipe educativa. Computadores, máquinas de costura, instrumentos para marcenaria, impressoras 3D e cortadora a laser são alguns dos equipamentos presentes. Além dos cursos, várias unidades oferecem ateliês abertos para que o público possa desenvolver seus próprios projetos. Saiba mais aqui.

Mirante do Sesc Avenida Paulista: localizado no 17º andar da unidade, de lá é possível apreciar uma vista privilegiada da Avenida Paulista e observar pontos conhecidos da cidade de São Paulo. Parte dos ingressos é disponibilizada às terças, às 10h, para toda a semana (terça a domingo), via aplicativo Credencial Sesc SP (ícone Agendamentos/Mirante). Os demais ingressos são liberados diariamente, a cada três horas. Saiba mais aqui.
Exposições: grandes nomes das artes visuais do Brasil e do mundo estão em cartaz no Sesc, em mostras individuais e coletivas, que reúnem obras em linguagens diversas, da pintura à videoinstalação. As exposições são abertas ao público e gratuitas. Consulte a programação aqui.
Bibliotecas: junto com os espaços de leitura, oferecem espaços livres para ler livros, consultar periódicos, participar de encontros e contações de histórias. Qualquer pessoa pode levar exemplares emprestados para casa gratuitamente, basta apresentar a Credencial Plena ou um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos que não possuam a Credencial, é necessário estar acompanhado(a) de um(a) responsável. Veja quais unidades possuem Bibliotecas aqui. Para consultar o acervo, clique aqui.

Turismo Social: pensado para os mais diferentes públicos, cada passeio é uma oportunidade para conhecer as peculiaridades de cada cidade, inclusive aquela em que se vive. Com diferentes durações e destinos, os roteiros têm valores acessíveis. Saiba mais aqui.

Sesc Bertioga: as inscrições para se hospedar nesta que é uma das primeiras colônias de férias do país devem ser feitas com antecedência pelo site centrodeferias.sescsp.org.br. É realizado um sorteio das vagas priorizando quem menos frequentou. Já os ingressos para passar o dia no Sesc Bertioga são disponibilizados para venda na rede Sesc São Paulo (capital, interior e litoral) a partir das 17h30 da segunda quinta-feira do mês anterior à data pretendida para a visita. O limite de compra é de até 10 ingressos por pessoa, por dia, e você pode saber mais aqui.
Viaje com o Sesc pelo Brasil: a Credencial Plena é válida em todo o país e dá direito a descontos em hotéis da rede Sesc em diversos estados. Conheça as hospedagens do Sesc espalhadas pelo Brasil aqui.
Sesc Digital: a plataforma sesc.digital oferece gratuitamente filmes, séries, aulas, shows e mais diversos conteúdos originais e do acervo do Sesc SP. Toda semana, novos filmes entram em cartaz no streaming, com curadoria do CineSesc (assista aqui!). Já na plataforma EAD é possível fazer cursos online gratuitos sobre temas que vão da costura ao envelhecimento.
Ufa! Além de tudo isso, o Sesc SP possui Centros de Música e Centros de Educação Ambiental e também atua em muitas frentes, como o Sesc Mesa Brasil, programa que há 30 anos opera no combate à fome e ao desperdício de alimentos. No campo da valorização da produção cultural brasileira, temos ainda o SescTV, o Selo Sesc, as Edições Sesc e os produtos da Loja Sesc. Vale conhecer!

https://www.sescsp.org.br/tudo-sobre-o-sesc-o-que-tem-pra-fazer-quem-pode-frequentar-quanto-custa

 

Comentários