Tatiane Pamboukian
O varejo está cada vez mais perto do shopper, com expansões e diversos novos formatos, além da digitalização dando acesso pela palma da mão. Nesse jogo competitivo, ganha quem conhecer melhor o consumidor. Para isso, é preciso analisar os dados de consumo loja a loja.
“Temos lojas a um 1km de distância uma da outra que têm comportamento de consumo completamente diferentes uma da outra. É preciso entender isso. E se eu tenho uma indústria que tem a capacidade de entender junto comigo, tudo fica mais fácil”, disse João Claudio Andrade, diretor comercial na RedeMix (BA), durante a Série Conselheiros, apresentada pela SA Varejo .
Paulo Angelo Cardillo, VP institucional comercial na Rede Unibrasil , também levantou a importância da parceria com a indústria durante o bate-papo. “Um gestor de compra tem por categoria de 20 a 30 subcategorias, ele pode pegar duas por dia para fazer um estudo nas lojas dele e trazer a indústria para a conversa”. O executivo também opinou que “às vezes, perde-se muito tempo vendo curva A e concorrência, mas é a B e C que vai garantir resultado”.
Ele ressaltou ainda que ter um relacionamento mais próximo com a indústria, inclusive visitando fábricas, agrega ao negócio, assim como um bom e organizado planejamento para não haver desabastecimento nas lojas.
“Estamos com problema de logística, mas quando você se programa, dá certo. Se um fornecedor te atende 80% e outro 20%, a questão está resolvida. Há tantas pequenas e médias empresas que, muitas vezes, o varejista não dá atenção e são elas que vão contribuir com uma margem melhor”, sinalizou.
Foto: Divulgação RedeMix
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