Com a chegada da primavera no fim de setembro, a expectativa de muitos supermercadistas é pelo aumento significativo da categoria de floricultura. Cada vez mais presente no mesmo espaço que as grandes redes de varejo, a categoria de flores nos supermercados representa mais de 50% dos empregos diretos no mercado brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).
De acordo com a diretora de marketing da rede de supermercados Dalben, o gerenciamento da categoria de flores nos supermercados é feito com base em um modelo que envolve a seleção de fornecedores confiáveis, controle de qualidade rigoroso, gestão de estoque eficiente e ampla variedade de flores e arranjos. “O posicionamento das flores nas lojas da rede é baseado em estudos de comportamento do consumidor e na análise do fluxo de tráfego nas lojas. Geralmente, as flores são posicionadas em áreas de alto tráfego, como a entrada da loja, e são exibidas para atrair a atenção dos clientes”, explica Fernanda Dalben.
A executiva conta que a escolha sobre a variedade de flores e plantas é definida levando em consideração as preferências dos clientes, sazonalidades, a estação do ano e as tendências de mercado. “Este é um segmento que abrange a categoria também de presenteáveis, o que torna a rede Dalben um local de destino para essa finalidade, principalmente nas importantes sazonalidades do ano”, diz a diretora de marketing.
Desafios para a operação
Para José Mauro Nunes, professor da FGV EBAPE, as estratégias para floricultura no PDV supermercadista apresenta alguns desafios para a operação, principalmente para logística, mix de produtos e profissionais capacitados. “O primeiro passo é garantir o frescor do produto e a saúde da planta com uma boa logística. Em segundo, os supermercadistas devem trabalhar com um mix de produtos que pode incluir vasos, terra, suportes, entre outros acessórios da categoria que aumentem o ticket médio”, aconselha Nunes.
Segundo o professor, outro fator essencial para o sucesso da categoria de flores nos supermercados é contar com profissionais capacitados e que conheçam a categoria. “Assim, eles podem dar dicas para os clientes sobre a melhor planta para cada ambiente, quais as plantas que exigem mais ou menos água, as que preferem a sombra ou o sol etc”, completa José Mauro Nunes.
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