Um estudo feito na Espanha mostra as principais mudanças no comportamento do consumidor em relação às empresas do setor supermercadista dos últimos anos e o destaque está em conveniência, produtos inovadores e sustentáveis e preço. A pesquisa Barômetro de Preferências de Retalho Espanha 2023 também revela que itens de marca própria estão ganhando mercado e que as pessoas valorizam seu tempo e qualidade de vida na hora de comprar.
De acordo com Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, gestão estratégica, liderança e cultura organizacional, as tendências para o mercado de consumo tem relação direta com comodidade. “Muitos supermercados estão investindo em pontos de atendimento onde o pagamento autônomo traz agilidade. Percebemos que comodidade é um atributo fundamental no processo de compra e um exemplo são as lojas em containers nos condomínios. Já os produtos sustentáveis vejo como uma realidade porque existem espaços dedicados para esta categoria em varejistas de todo o Brasil”, afirma.
Magaldi também destaca a evolução das redes varejistas em relação aos seus produtos de marca própria. “Antes, esses produtos eram muito relacionados a preço e funcionam como uma alternativa para itens commodity. Muitas marcas próprias descuidaram dos atributos estéticos por um bom tempo. Hoje é completamente diferente. A marca Taeq (rede Pão de Açúcar), por exemplo, tem todo o cuidado com a embalagem”, diz o especialista em transformação de negócios, gestão estratégica, liderança e cultura organizacional.
Marca própria com ações no PDV
Para Felipe Salvador, consultor e líder de varejo na Selbetti, o varejo espanhol, assim como em toda a Europa, vem sofrendo com as mudanças de hábitos de consumo e a inflação obriga o consumidor europeu a ser mais criterioso diante da perda do seu poder aquisitivo. “Assim, o varejo passa a se orientar por valor, resultando na crescente aposta em produtos de marca própria”, destaca.
Segundo Salvador, a rede varejista alemã Aldi, registrou em março deste ano que 77,5% de suas vendas foram por itens de marca própria. “Outros supermercados como Mercadona, Dia, Alcampo, Eroski e Caprabo já apostam nesse conceito e vem demonstrando uma rentabilidade líquida maior desde a pandemia e maior faturamento bruto principalmente nas categorias de alimentos, limpeza, beleza e saúde”, conta Felipe Salvador.
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