10 de maio, 2024

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Conveniência e produtos de marca própria são tendência no varejo europeu

Um estudo feito na Espanha mostra as principais mudanças no comportamento do consumidor em relação às empresas do setor supermercadista dos últimos anos e o destaque está em conveniência, produtos inovadores e sustentáveis e preço. A pesquisa Barômetro de Preferências de Retalho Espanha 2023 também revela que itens de marca própria estão ganhando mercado e que as pessoas valorizam seu tempo e qualidade de vida na hora de comprar.

De acordo com Sandro Magaldi, especialista em transformação de negócios, gestão estratégica, liderança e cultura organizacional, as tendências para o mercado de consumo tem relação direta com comodidade. “Muitos supermercados estão investindo em pontos de atendimento onde o pagamento autônomo traz agilidade. Percebemos que comodidade é um atributo fundamental no processo de compra e um exemplo são as lojas em containers nos condomínios. Já os produtos sustentáveis vejo como uma realidade porque existem espaços dedicados para esta categoria em varejistas de todo o Brasil”, afirma.

Magaldi também destaca a evolução das redes varejistas em relação aos seus produtos de marca própria. “Antes, esses produtos eram muito relacionados a preço e funcionam como uma alternativa para itens commodity. Muitas marcas próprias descuidaram dos atributos estéticos por um bom tempo. Hoje é completamente diferente. A marca Taeq (rede Pão de Açúcar), por exemplo, tem todo o cuidado com a embalagem”, diz o especialista em transformação de negócios, gestão estratégica, liderança e cultura organizacional.

Marca própria com ações no PDV

Para Felipe Salvador, consultor e líder de varejo na Selbetti, o varejo espanhol, assim como em toda a Europa, vem sofrendo com as mudanças de hábitos de consumo e a inflação obriga o consumidor europeu a ser mais criterioso diante da perda do seu poder aquisitivo. “Assim, o varejo passa a se orientar por valor, resultando na crescente aposta em produtos de marca própria”, destaca.

Segundo Salvador, a rede varejista alemã Aldi, registrou em março deste ano que 77,5% de suas vendas foram por itens de marca própria. “Outros supermercados como Mercadona, Dia, Alcampo, Eroski e Caprabo já apostam nesse conceito e vem demonstrando uma rentabilidade líquida maior desde a pandemia e maior faturamento bruto principalmente nas categorias de alimentos, limpeza, beleza e saúde”, conta Felipe Salvador.

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