10 de maio, 2024

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Da Santa: conheça o negócio que nasceu como um sacolão e hoje é um verdadeiro espaço food service de encantamento

Tabata Martins

Nutrir encontros para um mundo melhor. Esse é o propósito do Da Santa, um negócio que nasceu como um sacolão e, hoje, é um verdadeiro espaço food service de encantamento que nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

Localizado em São Paulo, capital, mais especificamente no bairro da Vila Mariana, o estabelecimento funciona em uma loja com mais de 1.500 metros quadrados de área de vendas, contendo 17 checkouts; mais de 8 mil SKU’s (Stock Keeping Unit – em português, unidade de manutenção de estoque); adega de padrão internacional com atualmente 800 rótulos de vinho; uma cozinha modelo em parceria com a Tramontina para workshops e experiências gastronômicas; um clube de relacionamento chamado Você Da Santa; e um café próprio intitulado de Estação Da Santa, além de oferecer  marcas e produtos exclusivos desenvolvidos pelos seus próprios colaboradores. “Somos 220 talentos, que é onde mora um dos grandes diferenciais do Da Santa: a sua cultura interna. Não temos funcionários, nem colaboradores, mas sim talentos, pois acreditamos e estimulamos potenciais. O que mais nos caracteriza é gente com sorriso no rosto”, afirma Julio Tadeu Aoki, brasileiro de 47 anos formado em Administração de Empresas, o fundador e Líder Educador do Da Santa, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

O que é e como surgiu o Da Santa?

De acordo com Aoki, o Da Santa é “um mercado que tem gente cuidando das coisas e cuidando de gente. Nós começamos como um sacolão e, agora, somos um lugar que nutre encontros para um mundo melhor. O Da Santa tem a essência de um mercado de proximidade que acolhe seus clientes e faz parte do seu dia a dia, mas que também está se posicionando pela modernidade, tanto no ambiente e diferenciais arquitetônicos, quanto pela oferta de produtos, marcas exclusivas e serviços especiais. Hoje, as nossas maiores inspirações, além da Whole Foods que é uma das maiores potências do nosso segmento e ainda assim valoriza a variedade de alimentos frescos, orgânicos e a produção local, tem a Casa Santa Luzia de São Paulo por ser uma loja única, familiar, praticamente centenária e que tem a excelência como grande ponto forte”, assinala.

 

Foto: Julio Tadeu Aoki, fundador e Líder Educador do Da Santa – Foto: Divulgação

O empresário complementa que “começamos há 25 anos como sacolão saúde, mas a vontade de fazermos algo diferente que gerasse significado na vida das pessoas fez com que o Da Santa de hoje nascesse. Meu irmão é meu sócio e ele, minha esposa e todos os talentos que fazem parte do Da Santa sempre me ajudaram a construir e a estruturar o negócio”, partilha.

Como funciona o Da Santa?

Sobre o funcionamento do Da Santa, Aoki explica que “funcionamos de domingo a domingo, das 06h30 às 22h00. Diferente das seções tradicionais, o Da Santa se divide em mundos, ambientes estruturados para oferecer mais do que produtos, mas verdadeiras imersões de compras. O nosso hortifruti, por exemplo, é o Mundo da Natureza e a nossa rotisseria é o Mundo da Chef. Um dos nossos diferenciais que é importante destacar é o Mundo do Encontro, um espaço planejado em conjunto com a Tramontina onde realizamos eventos e workshops exclusivos para os clientes que fazem parte do nosso Clube de Vantagens chamado Você da Santa”, divulga.

Perfil de cliente e atual portfólio do Da Santa

Na concepção de Aoki, o perfil de cliente do Da Santa é “bastante diversificado. Em comum, são pessoas que investem na qualidade e na experiência de consumo. E, se considerarmos faixa etária, a maior fatia está entre pessoas entre 45 e 54 anos, mas temos também grupos de clientes com mais de 60 anos extremamente fiéis e que encontram no Da Santa mais do que um mercado, mas um lugar que os atende e entende”, garante.

 

Foto: Divulgação

 

Em relação ao portfólio da marca, o fundador e Líder Educador do Da Santa ressalta que “atualmente, temos aproximadamente 10.000 SKU’s, 800 rótulos de vinhos e uma rotisseria em que a nossa torta de frango é um espetáculo, com receita exclusiva e secreta da nossa chef Gi Nose. Além disso, desenvolvemos marcas exclusivas, como a Naturelícia, com uma linha de produtos ultrafrescos entre sucos naturais, água de coco e saladas de frutas, e também a Umai, que, hoje, traz uma linha de biscoitos amanteigados, de polvilho e recheados. Da colaboração com a chef Gi Nose, que é a criadora da Strauss Gastronomia, também surgiu o Da Santa por Strauss e Umai por Strauss, que reúnem desde tortas, quiches, bolos e muitas outras delícias”, detalha.

 

Adaptações no Da Santa frente à pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos empresários do ramo de alimentação fora do lar, Aoki e seu irmão também sentiram os efeitos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19 no negócio Da Santa. No entanto, o fato da marca já ter iniciado o seu trabalho no ramo delivery em momento anterior à doença o ajudaram a fazer da crise uma verdadeira oportunidade. “O que mais mudou no nosso negócio foi o serviço de e-commerce e entregas. O nosso e-commerce começou a operar um pouco antes da pandemia de Covid-19, no começo de 2020, o que acabou garantindo manter o atendimento aos nossos clientes de forma ágil e ainda mais segura. Entre as opções de entrega, mantivemos tanto o clique e retire, quanto a entrega em casa e, mais recentemente, implantamos o sistema de entrega expressa no qual o cliente pode fazer compras até R$ 300,00, com frete fixo e entrega em até uma hora para um raio de 1,5km de distância do mercado. Foi também durante a pandemia de Covid-19 que o nosso co-branding com a Strauss Gastronomia, da chef Gi Nose, começou e vem crescendo cada vez mais”, comemora Aoki.

Planos para o futuro do Da Santa

Pelo que tudo indica, o crescimento sustentável do Da Santa é algo primordial para Aoki e seu irmão. Prova disso é que, conforme Aoki, os planos para o negócio food service é “fazer da marca uma referência em excelência na comercialização de alimentos. A nossa visão de futuro é tornar o Da Santa uma lovemark. Ou seja, uma marca que seja lembrada pelos seus clientes, parceiros e talentos por oferecer uma experiência pautada em respeito e amor”, revela.

Segredo para o alcance do sucesso no atual mercado food service

Por fim, Aoki, que prefere não divulgar qual foi o valor inicial de investimento e atual lucro do Da Santa, compartilha que, na sua visão, o segredo para o alcance do sucesso no atual mercado food service estar em “cuidar das pessoas que irão encantar as pessoas. Hoje, os que estão começando neste ramo precisam entender que produto de qualidade e preço não são mais diferenciais. Diferencial é o que gente faz, como a gente age e se comunica com as pessoas para criar uma relação”, aconselha.

E aí? Bem interessante e inspiradora a história do Da Santa e seus idealizadores, não? Então, continue nos acompanhando! Pois, toda semana, aqui na Rede Food Service, te apresentamos negócios de alimentação fora do lar de verdade e que são fruto do trabalho de talentosos profissionais.

https://redefoodservice.com.br/2022/08/da-santa-conheca-o-negocio-que-nasceu-como-um-sacolao-e-hoje-e-um-verdadeiro-espaco-food-service-de-encantamento/

 

 

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