Redação – Mercado & Consumo
O executivo Daniel Mora deixou nesta segunda, 16, o cargo de CEO do Varejo do Carrefour Brasil, informou a empresa em nota divulgada aos colaboradores. Ele voltará a integrar o Grupo Carrefour na França.
“Durante sua trajetória conosco, Daniel foi um exemplo de ética profissional e liderança inspiradora. Sob sua gestão, finalizamos uma etapa importante da nossa integração”, diz a nota.
Ainda de acordo com a empresa, executivos que estavam sob liderança de Mora vão se reportar interinamente para Pablo Lorenzo, COO.
A Mercado&Consumo procurou a assessoria de imprensa do grupo para comentar a mudança, mas não obteve resposta até a publicação desta nota.
Lojas fechadas em Belo Horizonte
Nesta segunda, o Grupo Carrefour anunciou o fechamento de 16 lojas em Belo Horizonte (MG) e a devolução dos imóveis alugados ao grupo DMA, o concorrente local que é dono das marcas Epa, Mineirão e Brasil Atacarejo. O DMA é o nono maior varejista do ramo de alimentos do Brasil, segundo ranking 2022 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A rede francesa também vai vender todos os ativos dentro das lojas, como freezer, balcão e até os alimentos em estoque, segundo fontes ligadas ao caso.
A operação foi aprovada pela Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na última terça-feira, 10, e deve ocorrer em 15 dias, se não houver discordância entre os conselheiros e algum deles levar o caso ao tribunal.
Como a operação é de baixa complexidade, não é preciso julgamento, apenas o parecer da SG-Cade. Os valores envolvidos no processo estão em sigilo.
Reestruturação de áreas de digital e e-commerce
Em agosto, o Grupo Carrefour promoveu uma restruturação de sua área digital e do e-commerce. Pelo menos três diretores e seis gerentes foram desligados, além do diretor-sênior de Negócios Digitais, Alexandre Gyurkovits.
Foram afetadas a área responsável pelo e-commerce do Carrefour, Sam’s Club e das bandeiras de supermercados; a de serviços digitais, que cuida da venda de seguros e garantia estendida; e a área responsável pelas parcerias de marketplace.
À época, em nota, o Carrefour disse que considerava natural a reestruturação das áreas para reduzir a duplicidade de funções que se sobrepunham. “Temos nos dedicado à execução da integração do Grupo BIG e as movimentações fazem parte de uma reestruturação natural que tem como objetivo diminuir a duplicidade de funções que se sobrepunham. Esta é uma decisão difícil e sensível, porém necessária neste momento. Agradecemos e desejamos sucesso aos colaboradores”, informou a assessoria do Carrefour, por meio de nota.
Imagem: Shutterstock
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