Reportagem SA Varejo – 08/07/2022
Conjunto de estratégias focadas na loja e em ações que contribuam com as decisões de compra, o trade marketing é fundamental para alavancar as vendas, mas poucos varejistas exploram a ferramenta, mais precisamente somente 5%, segundo especialistas.
Geralmente, grande parte das ações promovidas no ponto de venda são feitas somente pela indústria, sendo que os resultados poderiam ser muito mais assertivos se houvesse uma parceria entre os dois setores para consolidar as estratégias.
Para elaborá-las, é preciso conhecer e analisar profundamente o comportamento do consumidor e se pautar por eles. E quanto mais unidades da rede estiverem integradas, mais eficiente será.
Por não compreenderem a real finalidade do trade, muitas empresas do varejo alimentar acabam dando essas atividades ao time de compras e marketing. A recomendação é ter uma área dedicada a essas ações, que são muito mais do que promoções e merchandising.
Os especialistas indicam um alinhamento de todas as ações da loja com os fornecedores para juntos definirem estratégias, preço, positivação, materiais permanentes e temporários, garantindo a assertividade.
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