Há muitas maneiras de unir a inovação à experiência do cliente. Afinal, ela é mais que a tecnologia envolvida no atendimento e sim uma parceria de estratégias, planejamento e, aí sim, tecnologia. Pelo menos, é essa a visão de Alex Osterwalder, keynote do Conarec2022, o maior congresso de customer experience (CX) do Brasil, que ocorre nos dias 13 e 14 de setembro desse ano.
Osterwalder é autor, palestrante, empreendedor e teórico, conhecido por trabalhar vários modelos de negócio e simplificar o desenvolvimento de estratégias em CX. Listado em quarto lugar na lista Thinkers50 de estrategistas de gestão em todo o mundo, o executivo é mais do que um especialista quando o assunto é experiência do cliente.
Entre seus livros mais conhecidos, estão o best-seller internacional Business Model Generation, Value Proposition Design, Testing Business Ideas e The Invincible Company. E vale destacar que foi ele quem inventou o Business Model Canvas, o Value Proposition Canvas e o Business Portfolio Map.
Em entrevista exclusiva à Consumidor Moderno, Osterwalder comenta como desenvolver estratégias inovadoras dentro das empresas e estabelecer um relacionamento próximo (e próspero) com o cliente. Além disso, apresenta suas impressões sobre o futuro dos negócios e quais são as ideias mais inovadoras do momento. Confira abaixo entrevista na íntegra:
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