21 de maio, 2024

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Regionalizar entrega é forma de chegar mais rápido aos clientes

Foto: Divulgação

Um dos motivos para o sucesso da Amazon é a capacidade de entregar rapidamente cada compra feita no site. Essa agilidade só é possível graças à capilaridade que a Amazon construiu para realizar entregas em 100% dos municípios brasileiros, baseada em um time robusto de funcionários, de associados e de parceiros que atuam nos centros de distribuição e estações de entrega. Um dos elos mais importantes dessa cadeia é o programa global chamado DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega).

“Hoje, temos sistemas e tecnologias com Inteligência Artificial e Machine Learning que auxiliam na otimização do processo de rotas, e ajudam os motoristas na realização das entregas. A combinação dos parceiros do programa DSP, seus processos e sistemas nos fazem operar todos os dias da semana”, explicou Rafael Caldas, líder da Amazon Logística no Brasil.

Qualquer pessoa pode ser DSP na Amazon

Para participar do programa, não é necessária experiência prévia em logística. O projeto busca pessoas com espírito de liderança e empreendedorismo para contratar e gerenciar motoristas que realizam as entregas da Amazon no Brasil. A empresa fornece tecnologia e coloca à disposição dos DSPs um conjunto de serviços de apoio para a criação das empresas. O investimento inicial de um DSP gira em torno de R$ 45 mil, voltados para estabelecer um fluxo de caixa e início das operações.

“Administrar um negócio de entrega de encomendas é um trabalho árduo e uma operação prática. Os proprietários são responsáveis por selecionar e contratar o serviço de entregadores agregados com alto desempenho. Estamos procurando parceiros que tenham a coragem e a liderança necessárias para arregaçar as mangas, gostem de operar como parte de uma comunidade maior”, explica Caldas.

O objetivo é chegar cada vez mais rápido a todos os cantos do país

Em 2018, a Amazon lançou o programa DSP para expandir a sua rede de transporte, bem como capacitar a próxima geração de empreendedores. A empresa montou grandes equipes e focou o olhar nas comunidades locais no mundo todo, para trabalhar com empresas regionais. Por meio do programa, os empreendedores parceiros em todo o mundo geraram mais de US$ 26 bilhões em receita desde seu lançamento.

Para se tornar um DSP é necessário passar pelo processo de seleção, em que são dados mais detalhes sobre os negócios e os custos associados, especialmente os custos de ofertas exclusivas e descontos negociados pela Amazon para o programa.

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“Participo do programa DSP há cerca de um ano, na Estação de Entrega da Amazon em Belo Horizonte. Após três meses na operação, decidi me dedicar ao meu próprio negócio. A infraestrutura do programa da Amazon foi fundamental para essa tomada de decisão e mudança de vida”, contou Gilson Drummond Guimarães, que realizou uma transição profissional para se dedicar à sua empresa de logística.

Hoje, a Amazon Logística opera no Brasil com 28 DSPs, em Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Salvador (BA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Embu das Artes (SP), Indaiatuba (SP) e São Bernardo do Campo (SP), realizando entregas no Brasil todo, incluindo regiões periféricas e rurais. O esforço agora é para ampliar essa rede, a Amazon busca continuamente parceiros para expandir o programa.

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