13 de maio, 2024

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Flagships elevam a percepção da marca: veja quatro cases

Imagem: Divulgação - St Marche

As lojas-conceito, ou flagship stores, proporcionam experiências de compra totalmente diferenciadas, em um ambiente que aproxima a marca do cliente. Redes como St. Marche, Dalben, Super Muffato e Pague Menos já apostam nessa tendência de mercado.

Fernanda Dalben, diretora de marketing e vice-presidente da POPAI Shop!, diz que a aceleração digital e a concorrência acirrada fizeram com que a rede buscasse transformar a loja física em um polo de experiências para os clientes, na loja-conceito inaugurada em junho de 2021, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.

“Investimos na flagship store com o objetivo de aprimorar a experiência de compra dos nossos clientes. A loja recebe esse nome porque ela é capaz de proporcionar micromomentos para o cliente por meio de produtos, serviços e tecnologias. Estamos reinventando a loja física, visando fidelizar e engajar nossos shoppers cada vez mais”, afirma.

Entre os serviços exclusivos, ela cita a Choperia panorâmica; o Mercado da Gula, que é a praça de alimentação; a Alameda Dalben, que é uma releitura da categoria de bazar; o Garden Dalben, um espaço de floricultura; a Escola Gastronômica by Tramontina e a Adega. “Todo o espaço físico possui sinalização digital, o que, além de contribuir para a sustentabilidade, gera um impacto 15 vezes maior do que as mídias impressas. Utilizando a estratégia do “phygital” (físico e digital), ao todo, a loja possui 60 telas Digital Signage e um megapainel de LED com 950 polegadas”, completa.

Na prática, a loja oferece variedade de produtos, entretenimento e lazer em um só lugar. E o retorno, segundo a executiva, tem sido muito interessante. “Como resultados, tivemos uma grande visibilidade para a Dalben, elevamos a percepção de valor da marca para o mercado e para o cliente. Além disso, estamos tendo um bom retorno de lucratividade e faturamento com o novo conceito.”

St. Marche: espaço de compras + espaço de estar

Já Bernardo Ouro Preto, CEO da rede St. Marche, pontua que um dos objetivos mais importantes da marca é proporcionar uma experiência de compra diferenciada. A rede já conta com duas lojas-conceito, a primeira inaugurada em agosto de 2020, no Shopping Villa Lobos, e a segunda em junho de 2021, na Avenida Rebouças, ambas na capital paulista.

“Um dos nossos maiores pilares é a experiência de compra, pois acreditamos que ir ao supermercado pode ser muito mais do que uma obrigação, e se tornar um prazer. Além do padrão completo e variado, com atendimento customizado, ambos já conhecidos do St Marche, as lojas-conceito possuem um espaço de estar, onde as pessoas podem relaxar, trabalhar ou estudar tranquilamente. Com wi-fi grátis e tomada, mesas e poltronas. Outro diferencial são as refeições, que podem ser consumidas na hora: pizza, sushi, padaria, tudo da melhor qualidade, fresco e produzido na própria loja.”

Pague Menos: experiência sensorial exclusiva

“A relevância de ter uma loja-conceito é propor uma nova forma de compra, uma experiência de consumo diferenciada no ponto de venda. Projetar uma loja-conceito é trabalhar para motivar o cliente a comprar coisas diferentes ou proporcionar jeitos diferentes de comprar. Quando se faz uma loja-conceito, como o próprio nome já diz, a marca é elevada a um outro patamar”, explica Kátia Bello, arquiteta e diretora da Opus Design.

Ela foi a responsável pelo projeto recentemente desenvolvido para a rede Pague Menos, onde os ambientes foram pensados de modo a estimular os sentidos dos shoppers, se diferenciando por detalhes como iluminação, música, ambiente, cheiro, posicionamento do produto e atendimento personalizado.

“Quando você entra na padaria, existe todo um jogo de forros e iluminação inclinados, para que se tenha uma experiência sensorial diferenciada, invocando, inclusive, memórias afetivas. O interessante é que esse tipo de inovação sensorial não custa nada mais do que a implantação de uma loja comum, os materiais usados são os mesmos. A diferença está no projeto, que conceitua e eleva essa parte da loja”, diz.

Super Muffato: tecnologia de ponta

É claro que, quanto mais tecnológica e personalizada a loja for, maior precisa ser o investimento. Mas a tendência é que o retorno financeiro e o valor atribuído à marca também cresçam na mesma proporção. É o caso do Super Muffato Santa Felicidade, também projetado pela arquiteta.

“Nessa loja integramos o processo de compra online com a loja física, proporcionando ao cliente a escolha entre comprar na loja e receber em casa, ou comprar em casa e receber na loja. Também é possível ter todo o apoio online dentro do espaço físico para decidir a compra. Todo o mobiliário foi especialmente desenhado para fazer com que a tecnologia ficasse perfeitamente inserida em todo o contexto e para que a experiência de compra fosse muito agradável e prazerosa”, finaliza Kátia.

E se quiser mais inspiração sobre o assunto, confira também o case do Barbosa Supermercados, que inaugurou uma loja-conceito no início deste ano.

https://supervarejo.com.br/materias/lojas-conceito-elevam-percepcao-da-marca-veja-4-cases

 

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