Na última sexta-feira (14), a Kroger anunciou a compra da Albertsons, ambas redes de varejo que operam nos Estados Unidos, em um acordo de 25 bilhões de dólares, criando um gigante de supermercados dos EUA para competir melhor com o líder do país, o Walmart.
A fusão entre os varejistas trará sob o mesmo teto cerca de 5.000 lojas que incluem bandeiras como Safeway da Albertsons e Ralphs e Fred Meyer, da Kroger.
As empresas disseram que planejam vender algumas lojas e que a Albertsons fara uma cisão de uma unidade de negócios antes do fechamento da operação, previsto para o início de 2024. A Albertsons detém 5,7% de participação de mercado, enquanto a Kroger tem 9,9%, segundo a empresa de pesquisa Numerator.
Por isso, o negócio também coloca a competição no setor em nível mais acirrado. Hoje, o Walmart é um dos principais nomes do varejo alimentar nos Estados Unidos, com 20,9% de participação.
De acordo com a Kroger, a aquisição acelera a estratégia “go-to-market” e posiciona a empresa combinada como um varejista de alimentos omnicanal de “primeira linha”, além de dar continuidade ao plano de redução de preços dos produtos vendidos — o que tem ficado no centro das preocupações dos americanos que estão tendo de lidar com aumento da inflação.
A megafusão depende da aprovação do regulador antitruste americano.
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