05 de outubro, 2024

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Dupla exposição e clareza na gôndola podem potencializar resultado de categoria em ascensão

Alessandra Morita – Redação SA+

Visibilidade é a palavra-chave para ganhar mais com uma categoria que cresceu 66% em valor de 2020 até 2022, segundo dados da Nielsen. As carnes vegetais deverão representar 7,7% do mercado global de proteínas em 2030, alcançando US$ 162 bilhões, de acordo com relatório da Bloomberg Intelligence. Além disso, levantamento do GFI aponta que 1 em cada 3 consumidores brasileiros vêm buscando incorporar novos tipos de proteínas à sua alimentação, sem deixar de consumir as provenientes de animais, como bovinos, suínos e de frango.

“As vendas de carnes vegetais aumentaram na pandemia, ganhando cada vez mais relevância dentro da categoria de congelados. Essas proteínas são produtos de maior valor agregado que não apenas trazem uma lucratividade mais interessante para o varejo como atraem consumidores com tíquete médio maior na cesta de compra”, afirma Camille Lau, diretora de marketing e trade da unidade de negócio plant-based de Incrível! .

Portanto, entender o que está por trás dos critérios de escolha do consumidor de plant-based e refletir esse comportamento na exposição adotada nas lojas é importante para desenvolver a categoria. Confira a seguir algumas recomendações.

Foto: Divulgação

Árvore de decisão

No momento de definir a compra de produtos plant-based, o shopper percorre esse racional:

1º lugar – Preço

2º lugar – Tipo de alimento (hambúrguer, quibe, empanado 100% vegetal etc.) + tabela nutricional

3º lugar – Prazo de validade

4º lugar – Para quem é o alimento

5º lugar – Marca

Exposição recomenda

Segundo Camille, a marca Incrível! realizou uma série de pesquisas no último ano com a finalidade de entender a jornada de compras da categoria no varejo. Entre os principais pontos identificados, estão:

– O consumidor busca esses produtos na área de congelados. Por isso, essa é a localização ideal para as carnes à base de plantas

– Além disso, existe uma oportunidade de venda relevante no açougue, principalmente considerando a conveniência e conversão dos consumidores flexitarianos

– Em função desse comportamento, o ideal é realizar a dupla exposição: em congelados e no açougue, ao lado das carnes animais

– Utilizar materiais de ponto de venda e realizar degustações ajudam a impulsionar a categoria nas lojas

Fique atento a esses pontos

Segundo a diretora de marketing e trade de Incrível!, educar o consumidor em relação aos alimentos 100% vegetais é uma oportunidade para se aproximar dos consumidores da categoria, especialmente os que têm dúvidas sobre os seus benefícios.

“O papel de Incrível! também é educacional, por isso, temos uma atuação próxima ao varejo para apoiarmos com técnicas e formatos de ações que ajudem a suprir a demanda dos consumidores”, afirma a executiva. “Nesse sentido, o treinamento de funcionários do varejo é imprescindível para que eles possam identificar os produtos no PDV e responder dúvidas dos consumidores a respeito da categoria”, completa.

Camille lembra ainda que as pesquisas indicam um consumidor interessado em encontrar produtos que atendam diferentes ocasiões de consumo. “Por essa razão, crescemos o nosso portfólio no varejo de 14 itens em 2022 para 20 em 2023”, comenta a diretora. Portanto, há boas oportunidades para o varejo na categoria, sobretudo considerando a proposta de valor desses produtos.

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